As estampas no mundo da moda

08/04/2021 / Moda / Loja Prim

Durante a evolução da moda, as estampas marcaram época e contribuíram para looks diferenciados 

Queridas por muitas, as estampas desde que surgiram se tornaram as queridinhas da moda. Elas são capazes de transformar um look básico, em algo mais criativo e cheio de personalidade (e nós amamos isso!). Por isso, nosso post de hoje é todo sobre estampas, desde o surgimento a algumas que marcaram a moda e que estão presentes em nossa loja! Vem ver! 

Como as estampas surgiram?

A estamparia é um processo extremamente antigo. As estampas mais antigas, que possuem registros, foram encontradas em blocos de madeira. Após um tempo, surgiram outras feitas em tela de stencil. 

Durante muito tempo, as estampas eram feitas manualmente, e por isso, possuíam alto valor. Assim, eram utilizadas apenas pela realeza e pessoas com alto status social, como mostra a foto abaixo, quem está usando uma peça de animal print é a própria rainha do Egito, Cleópatra:

A disseminação do estilo só ocorreu verdadeiramente nos tempos modernos, mais precisamente no século 19. A partir da Revolução Industrial as padronagens se popularizaram e foram massificadas nos anos 70 e 80, especialmente as mais coloridas e irreverentes, agradando os mais jovens e trazendo looks mais criativos. 

As estampas que mais marcaram a moda:

Assim como qualquer tendência, as estampas também tiveram seus altos e baixos. Dentre os destaques, existem algumas que marcaram a história e são utilizadas até hoje, seja de forma mais clássica ou até releituras criativas. Falaremos agora sobre algumas das estampas que mais marcaram o mundo da moda. Vem ver! 

1- Pied de Poule:

Do francês, Pied de Poule significa pé de galinha, devido ao fato de seu desenho remeter à pegada do animal. Essa estampa apareceu na Escócia em 1880, e foi muito usada por pastores em tecido de lã. O estilo foi inicialmente adotado para transmitir riqueza e status. 

2- Animal Print

Como vimos, a animal print existe desde o Egito Antigo, em que Cleópatra se vestia com roupas de estampas dos animais da época. Essa é provavelmente uma das estampas mais antigas, já que remete às antigas civilizações. 

Porém, foi apenas no século 18 que o estilo se tornou tendência e entrou para o mundo da moda. Durante muitos anos, essa padronagem era encontrada apenas em peles de animais, porém hoje em dia existem opções conscientes e de alta qualidade no mercado, sem precisar machucar nenhum animal. 

3- Xadrez Burberry

Desde 1924, o xadrez da Burberry se tornou um grande ícone da marca e até hoje enche os olhos de fashionistas.

A estampa é utilizada em blusas, calças, gorros e como forros de casacos, como ocorreu com o trench coat – casaco criado para proteger os soldados ingleses do frio na Primeira Guerra Mundial. 

A marca possui grande prestígio até hoje e não é à toa: ela já foi até nomeada como Royal Warrant (menção honrosa dada para marcas e comerciantes) pela própria Rainha Elisabeth II. 

4- Chevron

Essa é outra padronagem que possui uma vasta história. Encontrada em porcelanas gregas, bandeiras, uniformes e insígnias militares, a estampa Chevron é extremamente versátil, sendo fácil de combinar e até reproduzir.

Ela pode ser produzida em versões coloridas ou em preto e branco. 

5- Floral Liberty

A estampa floral Liberty nasceu com Arthur Lasenby Liberty, à frente da loja Liberty na Inglaterra em 1875. Suas principais características são os florais miúdos e estampa delicada, conferindo um look versátil e romântico. Ela é utilizada e muito requisitada até hoje. Nós da Prim! temos a peça Liz, que possui este estilo de estampa. 

Estampas da Prim

Nós da Prim somos apaixonadas por estampas, e apostamos nelas em todas as nossas coleções! Como principal inspiração, temos a Primavera. 

Para transmitir toda a beleza da estação, contamos com a nossa designer de estampas para traduzir esse astral da melhor forma possível. 

Dentre as nossas estampas, algumas são mais clássicas, como a Liz, no estilo Floral Liberty, com toda a sua delicadeza e romantismo! Formando peças que conferem um look versátil, casual e ao mesmo tempo bem arrumado: 

Ainda no estilo romântico, casual-chique, podemos citar a Night Garden, uma das nossas queridinhas, além da estampa Bella e Jasmin

Gostou? Aqui no site da Prim, você pode ver mais detalhes das peças dessas estampas e muitas outras que nós amamos! 

Leia também

Desenvolvido com 💚 pela outlab.