Frete Grátis acima de R$700

Capa Blogpost Slow Fashion

Slow Fashion: saiba tudo sobre o conceito que está mudando o mundo da moda

Conheça a definição, história e cultura do movimento Slow Fashion, cada vez mais pautado pelas grifes e seus consumidores

O conceito de Slow Fashion tem sido bastante falado nos últimos tempos.  Nós da Prim!, como uma marca do Rio de Janeiro que simpatiza com esse movimento, criamos esse artigo para explicar qual o objetivo do Slow Fashion e como fazer parte. 

Diferença entre Slow Fashion e Fast Fashion

Em linhas gerais, Fast Fashion é um modelo de venda, produção e distribuição de roupas que considera e incentiva a rapidez do consumo. Uma loja varejista que tem diversas coleções ao longo do ano, bem como promoções e ofertas, pode ser considerada uma grife fast fashion. Quem nunca entrou em uma loja perguntando por uma roupa que foi lançada há pouquíssimo tempo e foi respondida com “sinto muito, não temos mais, é da coleção passada”?

Já o Slow Fashion é o oposto: são feitas pequenas coleções, que consideram a valorização maior da mão de obra de quem faz a peça, preços justos, durabilidade da peça e uma preocupação com o meio ambiente e descarte de resíduos e tecidos em sua produção.

A história da rapidez no mundo da moda

Na verdade, a ideia de slow fashion era praticada por praticamente todo o mundo: as fabricações da moda eram lentas e personalizadas. As roupas duravam anos, e eram muitas vezes passadas de geração em geração. 

Com a revolução industrial, os prazos e formas de produção passaram a ser diferentes, e entraram no “ritmo do capital”: em larga escala e de forma bem mais rápida.

Esfriou né? Veja tendências e inspirações de moda para continuar linda no frio

O termo “slow fashion” foi criado pela professora e consultora do Center for Sustainable Fashion Kate Fletcher, e usado pela primeira vez em seu livro “Sustainable Fashion and Textiles: Design Journeys” (2008). Desde então, marcas surgiram ou se adaptaram tendo em sua coluna vertebral esse conceito.

Aqui na Prim!, por exemplo, a confecção é  própria, nossas peças são produzidas com tecidos nobres e cuidamos de perto de cada detalhe. Dessa forma, entregamos produtos autênticos e de qualidade, além de valorizarmos a mão de obra local. .

Vestido Flores do Campo
Vestido Vasinhos Off White

Casaco Aquamarine

Conheça mais sobre um dos nossos tecidos queridinhos – o Liocel – aqui

Vantagens e benefícios do Slow Fashion

Para o meio ambiente, o Slow Fashion ajuda na redução de resíduos, uma vez que a matéria-prima é valorizada e utilizada de forma sustentável. A produção menor também possibilita uma retirada mais equilibrada dos elementos da natureza. Os processos de fabricação também costumam ter processos mais ecológicos. 

Para o consumidor, a compra de um produto Slow Fashion dá a certeza de que ele é durável, resistente e feito com os melhores materiais e condições. São peças must-have em qualquer guarda-roupas.

Para o mercado de moda, incentiva a conscientização e o empreendedorismo, com maior valorização dos negócios locais.


Agora que você sabe tudo o que há por trás de uma marca slow fashion, se torna ainda mais prazeroso adquirir seus produtos da Prim