Tecido Liocel: o que é essa fibra natural e como cuidar?

10/06/2021 / Moda / Loja Prim

O Tecido Liocel, conhecido também como Lyocel ou Tencel, tem feito sucesso nas passarelas e nas lojas, pois é um tecido sustentável, de uma fibra natural e que usa menos água em sua produção

Viu o tecido liocel na etiqueta da sua roupa favorita e não sabe do que se trata? Ficou curioso ou curiosa sobre os detalhes e as características desse tecido? Então esse post é para você!

Características principais e vantagens do Liocel

O tecido Liocel é produzido a partir da celulose ou da pasta de madeira. É um fio natural, ou seja, proveniente de um material orgânico, assim como o algodão, a lã e a seda!

Costuma também utilizar pouca água em sua fabricação, e não produz subprodutos tóxicos na sua fabricação, sendo considerado um fio sustentável. 

O Liocel tem ainda algumas vantagens em relação a outros tecidos naturais: em comparação com o algodão, por exemplo, o Liocel é considerado mais fresquinho por ter uma maior capacidade de absorção da umidade. Ele também tem um melhor caimento e precisa de menos tinta para alcançar a mesma profundidade de cor. 

O Liocel costuma ainda ser muito comparado com a Viscose, mas com ganhos: apesar de proporcionar um caimento parecido, a textura é mais macia, tem melhor resistência e menor impacto ambiental.É normalmente usado por empresas que se preocupam com a excelência na qualidade das roupas e no conforto dos clientes – como a Prim! Nossa linha Aquamarine é toda feita em Tecido Liocel,

Blogpost Liocel-1
Blogpost Liocel-2

 O Casaco, a Saia e o Vestido Aquamarine fazem sucesso por onde passam. 

Principais perguntas sobre o tecido Liocel

Separamos aqui algumas perguntas feitas sobre o tecido favorito do momento. Confira!

1 – Ele tem elasticidade? 

O liocel tem boa elasticidade e um alongamento moderado. Por ser uma fibra natural, costuma ser mais resistente do que as fibras sintéticas.

2 – O Licoel amassa com facilidade? Como passar?

A resposta que todo mundo quer ouvir para essa pergunta: não! A maioria das roupas feitas 100% com essa fibra não precisam passar. Mas alguns tecidos misturam o liocel com outra fibra, como o algodão, por exemplo, para agregar características das duas matérias-primas. Nesse caso, então, acabam necessitando de uma passadoria leve. 

A orientação é que seja feita na temperatura de engomar (baixa), com o tecido ao avesso e com um pano de pressão.

3 – Ele encolhe? 

Os tecidos feitos com fibra natural, como o Liocel, costumam encolher depois de algumas lavagens – mas nada significativo.

4 – Ele pode ser lavado a seco ou na máquina? Como lavar? 

O ideal é que as peças feitas com 100% Liocel sejam lavadas na mão e sem torcer. Peças que levam Liocel e outros tecidos em sua composição podem ser lavadas tanto a seco quanto na máquina de lavar roupas com bastante cuidado, e de preferência sem centrifugar. Lembre-se de sempre ler a etiqueta do fabricante da roupa para a orientação completa.

E mais uma boa notícia: por não absorver odores com facilidade, exige menos lavagens!

5 – É um tecido quente ou fresco?

Ele tem a temperatura ideal para compromissos de dia ou de noite! Costuma ser considerado um tecido leve e fresco.

6 – O Tecido Liocel pode ser tingido? Pode ser misturado com outros fios na fabricação? 

Sim e sim! Normalmente o Liocel, Lyocel ou Tencel pode ser tingido com corantes específicos para fibras da celulose. Ele também pode ser misturado com outros tecidos. 


Agora que você já sabe de todas as vantagens, está esperando o que para garantir a sua peça da linha Aquamarine? Visite nossa loja online, confira nossas peças em liocel e outros tecidos feitos para você! A Prim! nasceu para encantar clientes de várias gerações através de modelagens femininas com uma identidade jovem, delicada e atual.

 E lembre-se: por ser um tecido com manufatura muito variada, sempre consulte o fabricante das suas roupas de Liocel.

Leia também

Desenvolvido com 💚 pela outlab.